quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Forró - Brasil

Denomina-se forró uma festa popular brasileira e a musica conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró há vários ritmos musicais da região nordestina, como o baião, coco, quadrilha, rojão, xaxado e o xote que são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão - que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo.

O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés do índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses e com o balançar dos quadris dos africanos.

A origem do forró é controversa. É certo que o ritmo nasceu no Nordeste e foi apresentado ao Sul do país por Luiz Gonzaga nos anos 40. Mas quando, onde e como ele apareceu lá no sertão ainda é, de certo modo, um mistério que vem dividindo muitos estudiosos e músicos. Há a versão mais popular de sua origem, até transformada em canção por Geraldo Azevedo em 82, (e relançada agora em sua coletânea Frutos e Raízes), For All Para Todos: a de que o nome viria dos dizeres "For All" (em inglês "para todos"). A frase vinha escrita nas portas dos bailes promovidos pelos ingleses em Pernambuco, no início do século, quando eles vieram para cá construir ferrovias. Se a placa estivesse lá era sinal de que todos podiam entrar na festa, regada a ritmos dançantes que prenunciavam o forró de hoje, essa era a versão defendida por Luiz gonzaga. Nestes bailes tocavam todos os tipos de música e também o ritmo precursor do forró atual. A segunda versão é dada pelo historiador e pesquisador da cultura popular Luís da Câmara Cascudo, que diz que a origem é o termo africano "forrobodó", que significaria festas recheadas de música, dança e aguardente.O primeriro registro conhecido da palavra data de 1733, no Jornal O Mefistófolis:” Parabéns ao Dr. Artur pelo grande forró realizado em sua casa...”.


1 comentários:

Alex disse...

Sou o Alex Bonfim,
Professor de Cultura Brasileira e Letras com Literatura...
Venho aqui mui respeitosamente parabenizar-vos pela excelente iniciativa de divulgar tal conhecimento e riqueza cultura.
Só posso agradecer pela disponibilidade de conhecimento que me oferecestes