quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Marinera - Peru

O encontro do andino e do ocidental deu origem no Peru a mais de 1.300 gêneros musicais. Mas deles ultrapassaram o âmbito regional e se converteram em símbolos da identidade peruana: o huayno e a marinera.

Na atualidade continúam a assimilação de novos instrumentos -como sintetizadores, violas elétricas, baterías e harmônicas- e a criação de novos géneros, como a “chicha” ou “cumbia” peruana, que permitem à música peruana se-abrir a novas influências, para se extender, nacional e internacionalmente, além do espaço reservado ao vernacular. 

Esta capacidade para a fusão e inovação musical exprime vivamente a força integradora e o caráter dinâmico da cultura peruana.

A marinera, o festejo, o tondero e a polca são elementos dessa manifestação cultural costeira, ainda que, com o passar dos anos estas formas tenham evoluído, tanto na sua interpretação como no ritmo e na dança.

Nesta amálgama de ritmos que dão origem à marinera, figura também a expressão indígena nesse "AI!" dolorido que rasga o ritmo, que sonha com a tristeza de um lamento e o protesto de um povo que sentiu a opressão.

A marinera, dança típica peruana, ocupa um dos primeiros lugares no folclore nacional peruano. É reconhecida como o baile nacional por excelência e o seu ritmo e coreografia sintetizam a alma mestiça peruana.

Sendo o Perú um país de muitas regiões e diferentes culturas, desde a costa à serra e à selva, oferece uma imensa variedade de estilos musicais, que repousam nas raízes profundas da música crioula.

0 comentários: