quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Merengue - República Dominicana

O merengue é nacionalmente Dominicano, mas também conhecido em Porto Rico, Haiti e Venezuela. A sua origem foi uma dança cioula, e sua primeira referência escrita data do século XIX. 

 Na sua forma tradicional, o merengue, chamado Merengue Ripiao, é tocado por três instrumentos básicos, expressão das influências culturais, nas quais se misturam o aborígene, representado pela guira, o africano pelo tambor e o europeu pelo acordeão, que introduzido no final do século passado, substituiu rapidamente o Cuatro. A letra expressa em coplas e estribilhos refere-se a assuntos da vida quotidiana. Toda a música é escrita a um ritmo de 2 x 4.


Este merengue de origem popular e expressão rural, tardou muito tempo até ser adoptado pela classe alta nos salões de baile, reação esta que foi vencida, pouco a pouco, pelo sabor e poder de sedução do seu ritmo e graças à grande contribuição do Maestro Luis Alberti que compôs merengues para serem tocados pela sua orquestra, nos grandes salões. Nasceu assim, o merengue de salão, aceite pela "boa sociedade dominicana", tocado com "letras decentes" e às quais os músicos populares trataram de dar continuidade. Estas duas formas bem diferenciadas do merengue coexistem hoje na República Dominicana, sendo a segunda mais difundida, tanto a nível nacional como internacional.



0 comentários: